Os melhores comerciais de sistema operacional

Desde os anos 80 com o lançamento do primeiro computador pessoal, em que Steve Jobs colocou um machado partindo os telões para anunciar o primeiro concorrente de verdade da IBM os comerciais de sistema operacional se tornaram uma grande febre.

Em exatos 5 mins do vídeo abaixo, você pode acompanhar a propaganda que estou falando. A Apple da a entender que toda a humanidade se comporta como zumbi diante da então toda poderosa IBM.

Quem conhece a história sabe que a solução naquele momento para IBM foi uma parceria com a Microsoft que deve agradecer até hoje a oportunidade que teve com o lançamento do Windows.

Mas este é um post sobre propaganda e não de história, vamos direto ao ponto. Depois de perceber que a guerra entre sistemas operacionais proprietários estava perdida a IBM lança o que considero uma das maiores obras de viral de toda Internet.

Criar ou aceitar um vídeo como este certamente foi uma atitude inovadora e criativa para IBM. Uma forma de tentar diminuir a dependência de seus concorrentes tendo respaldo da comunidade e assumindo a filosofia software livre. Além disso o comercial é uma obra prima ao explicar o que esta acontecendo com a tecnologia, o poder do conhecimento compartilhado o tempo de mercado.

Eu poderia parar por aqui, mas depois de um comercial como este vale lembrar que a criatividade destes comerciais não parou por aí com direito a paródias “ao gosto do freguês”.

E aqui começou uma briga que não termina nunca

Mac x PC: melhor que o outro

MAC x PC (os melhores vídeos da campanha)

Com direito a participação com uma brasileira!

E até o Linux tirou um proveito dessa discussão.

Vou parar por aqui, porque nesta parte com paródias são centenas de variações. Mas se você lembrar de alguma muito boa compartilhe conosco.

6 ideias sobre “Os melhores comerciais de sistema operacional

  1. Philipe Cardoso

    Antes de tudo parabéns pelo Blog, espero muitos artigos sobre Linux nas empresas, você é o melhor para falar disso que conheço, sempre cito de exemplo a Hostnet em questão de uso de Linux e como o Windows pode ser totalmente descartado em grandes empresas.

    Quanto ao vídeo do Linux é realmente fantastico pena é que não existe muito investimento em propaganda para este sistema operacional, acho que seria um próximo passo para o pessoal da canonical se preocupar.

    Abraços e Sucesso

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>